Oficina do GVsaúde - Cálculo de Rentabilidade de Unidades de Negócios e Custo por Procedimento

Enio Jorge Salu – Publicado em 4 de Agosto de 2019

Tive a honra de conduzir mais uma oficina de custos e precificação em saúde na GV, pelo GVsaúde. Não consigo expressar em palavras como me sinto privilegiado em estar em uma mesma sala com pessoas que trabalham em hospitais, clínicas, centros de diagnósticos, consultórios e operadoras de planos de saúde para discutir a dificuldade que os serviços de saúde e operadoras de planos de saúde tem em avaliar custos de produtos da área da saúde, e avaliar e definir preços.

Quando todos estão em uma mesma sala a discussão fica muito melhor, porque o prestador de serviços entende melhor a necessidade da fonte pagadora, e vice-versa ... e eu aprendo cada vez mais !!!

Iniciamos discutindo a origem das informações na contabilidade e no fluxo de caixa, e os vieses que os dados que existem nestes sistemas de informação em serviços de saúde têm, quando aplicados na gestão dos custos.

Uma imagem contendo texto

Descrição gerada automaticamente

Estudamos então a metodologia simplificada de cálculo de custos e rentabilidade de unidades de negócios, e o cálculo do ticket médio e custo médio dos produtos de cada uma delas.

Entramos então na necessidade do cálculo de fatores de custos para cálculo de custo por procedimento, conceituando a necessidade de inserir no cálculo somente os custos, isolando qualquer tipo de despesa e gastos não operacionais, que são muito presentes em empresas de saúde.

Uma imagem contendo equipamentos eletrônicos, texto

Descrição gerada automaticamente

E então aplicamos os conceitos para cálculo do custo por procedimento, e discutimos a questão da precificação, margem de contribuição e ponto de equilíbrio.

Uma imagem contendo captura de tela

Descrição gerada automaticamente

Como todos os participantes do segmento da saúde, tivemos a oportunidade de discutir sem o viés de quem tem objetivos comerciais da fonte pagadora, ou de prestador de serviços, concluindo que independente da forma de apresentação das contas (abertas, pacotes ou mistas), ou do modelo de remuneração (fee for service ou remuneração baseada em valor – P4P, DRG, etc...) a metodologia de cálculo do custo e da rentabilidade, e a análise da precificação é sempre a mesma, e a maior preocupação é sempre envolver as pessoas que conhecem a operação para a sua parametrização adequada.

Uma imagem contendo texto, mapa

Descrição gerada automaticamente

Para ilustrar a necessidade de posicionamento adequado no mercado para realizar cálculo e análises de preços, utilizamos algumas plotagens do estudo Geografia Econômica da Saúde no Brasil.

Pudemos cumprir todo o programa da oficina com a certeza que a metodologia e os conceitos serão aplicados com sucesso pelos participantes da oficina nas empresas que trabalham ... sejam fontes pagadoras, sejam prestadores de serviço ... sejam grandes, médias ou pequenas empresas !!!