Manual para Faturamento de Quimioterapias no SUS
Enio Jorge Salu – Publicado em 17 de Agosto de 2019
A Roche viabilizou algo de grande valor para uma infinidade de profissionais que atuam em faturamento SUS, produzem APACs, AIHs, BPAs, RAAS ... mas nunca tiveram a oportunidade de fazer um curso – aprenderam “na raça”, com instruções passadas pelo seu antecessor, que invariavelmente também não teve a oportunidade de fazer um curso.
É indescritível como me sinto orgulhoso de ter participado deste projeto ... mais um que ao auxiliar a melhoria da gestão em saúde, certamente melhora o acesso da população à saúde – a única coisa que realmente deve nos motivar em atuar no segmento da saúde !!
O material tem como guia o “Manual para Faturamento de Quimioterapias no SUS”, que pode ser baixado gratuitamente no endereço:
É necessário possuir login e senha no site, mas se não tiver pode fazer a qualquer momento, fornecendo apenas o seu e-mail e uma senha ... é muito simples e rápido.
O manual inicia com uma boa introdução de como funciona o financiamento SUS, o planejamento orçamentário, os tipos de instrumento de registro, o que é a Tabela SIGTAP, compatibilidades e regras básicas de remuneração, e então começa a dar foco em o que é uma APAC, com foco em quimioterapias.
Nele você encontra detalhes necessários para entender como ela deve ser produzida, o que se pode e o que não se pode lançar, prazo de validade, relacionamento entre APACs diferentes, relacionamento entre o financiamento do tratamento da quimioterapia e o financiamento do quimioterápico ... enfim, muitos detalhes e dicas que o gestor de faturamento deve conhecer para obter o máximo de remuneração possível em relação aos tratamentos de quimioterapia no SUS.
O projeto da Roche não se limitou ao manual: ela viabilizou a produção de vídeos que têm o mesmo conteúdo apresentado de forma mais dinâmica e ilustrativa. Sou suspeito para falar, mas não pode deixar de comentar que os vídeos têm uma qualidade excelente – quando gravamos não tinha noção da qualidade que teriam ao final !
O primeiro vídeo trata da introdução ao financiamento SUS e detalha “O Que é e Para que Serve uma APAC”, e pode ser baixado no link:
https://www.conexaoroche.com.br/apac-o-que-e-e-para-que-serve/
O segundo “estressa” o que se deve saber sobre Prazo de Validade e Renovação de APACs, e inclusive desmistifica alguns problemas atribuídos ao prazo de validade da APAC, que na verdade se referem ao relacionamento entre APACs diferentes.
Pode ser baixado no link: https://www.conexaoroche.com.br/apac-validacao-e-renovacao/
E o terceiro detalha o que se deve saber sobre as informações complementares da APAC, que são informadas no “Laudo Complementar da APAC”, e pode ser baixado em https://www.conexaoroche.com.br/apac-laudo-complementar/
O orgulho de ver o produto final e ter a dimensão da quantidade de profissionais que se beneficiarão do manual e dos vídeos, tenho que confessar que me deixa emocionado, porque nos cursos de faturamento SUS já apliquei pesquisa que indicou que quase 90 % das pessoas que trabalham com isso nunca tiveram a oportunidade de participar de um treinamento básico sobre a tabela SIGTAP.
Se não fatura direito, não compõe a média histórica de produção ... se não tem média histórica, reduz seu orçamento ... se reduz seu orçamento recebe menos repasse ... recebendo menos repasse atende menos pacientes. Reduz o acesso dos pacientes que necessitam dos tratamentos.
Por isso a premissa de que o projeto da Roche de auxiliar os gestores, reflete diretamente no acesso da população aos tratamentos de quimioterapia !!