Deixando de Odiar Contratos

Enio Jorge Salu – Publicado em 28 de Agosto de 2019

 

Uma imagem contendo pessoa, interior, posando, foto

Descrição gerada automaticamente

 

Mais um projeto que ajuda o gestor do contrato a deixar de odiar o contrato ... para transformar o contrato no melhor aliado para viabilizar os negócios!!!
Tive a honra de conduzir um curso de gestão do ciclo de vida dos contratos no Hospital Ministro Costa Cavalcanti em Foz do Iguaçu, que está iniciando um projeto de adequação das atribuições das áreas envolvidas.

O HMCC é um hospital bem estruturado para cumprir uma missão que poucos têm, e é das mais difíceis  que existem na área da saúde - alta complexidade simultaneamente para:

·         Funcionários da mantenedora;

·         Beneficiários da sua operadora de planos de saúde;

·         Beneficiários do SUS;

·         Beneficiários de outras operadoras de planos de saúde;

·         Clientes particulares brasileiros e estrangeiros.

Cada um desses grupos define um cenário diferente de gestão de negócios, com quase todos os tipos de conflitos de interesse que existem no segmento da saúde ocorrendo lado a lado em uma mesma empresa - é muito difícil para os gestores se manterem alinhados às necessidades do negócio se não estiverem muito atentos e se os processos não estiverem bem estruturados.

E a gestão dos contratos com fornecedores de produtos e serviços é algo absolutamente estratégico para isso ... gestão inadequada dos contratos inviabiliza qualquer empresa ... hospitais mais ainda ... e um hospital com tanta variação de cenários corre risco ainda maior !

 

 

 

Minha satisfação em participar deste projeto começa pelo fato da diretoria estar envolvendo todos os gestores. Não só controladoria, área de apoio à gestão de contratos, compras  contabilidade ... mas seguindo as melhores práticas do modelo GCVC também os gestores das áreas de negócios que são os reais gestores dos contratos:

·         Diretor clínico, gerentes de enfermagem, de nutrição, zeladoria, central de esterilização, higiene, pronto socorro, uti;

·         Enfim os gestores que são a peça chave dos controles dos contratos - os maiores beneficiados quando o contrato dá certo e os maiores prejudicados quando algo dá errado.

 

 

Primeiro discutimos os papeis dos envolvidos, as etapas do ciclo de vida dos contratos, e a importância do envolvimento adequado deles em cada uma das etapas: pré contratação, contratação, pré execução e execução.

 

 

Depois discutimos cláusulas e controles:

·         O que todos os contratos devem ter;

·         Como o gestor deve avaliar cláusulas e controles adicionais que cada contrato deve ter;

·         E o que se deve evitar incluir em contratos ... aquilo que é supérfluo ou que inviabiliza sua gestão.

Sempre com foco na gestão  ... o foco jurídico deve ser da área jurídica !

 

 

Então discutimos práticas de mercado com ilustrações de casos reais.

Discutir casos reais com foco na gestão, com os verdadeiros gestores, e com pessoas que realmente vivem o segmento da saúde não tem preço!!!

 

 

E finalizamos discutindo os impactos que os novos modelos de remuneração propostos por algumas  operadoras de planos de saúde podem causar nos contratos do hospital com seus fornecedores de insumos, em especial os médicos e terceirizadas de áreas assistenciais.

É o projeto que muda o paradigma e passamos a não ouvir mais que o gestor de contratos odeia contratos – passa a entender que o contrato é o seu maior aliado na gestão.

Tudo pode ser ajustado quando o mercado muda ... desde que entendamos adequadamente as novas necessidades.

Aproveito para lembrar que vamos realizar uma oficina na GV sobre o tema agora em setembro. Diferente deste projeto onde procurei conhecer a realidade da empresa para dar mais foco no que é mais urgente para o objetivo do HMCC no momento, a oficina tem inscritos profissionais de diversas empresas ... mas o conteúdo eu garanto: é o mesmo !!!