Managed Care

Enio Jorge Salu – Publicado em 27 de Outubro de 2019

 

 

Foto da turma de auditoria da Faculdade do Einstein no Rio de Janeiro ontem, de coordenação da professora Ellen Bergamasco ... ministrei as aulas “Sustentabilidade Financeira em Serviços de Saúde, e Fraudes e Gestão de Riscos e Sinistros em Saúde.

 

Passadas algumas décadas do início da discussão sobre Managed Care, a necessidade de disseminar conceitos básicos de contabilidade, gestão orçamentária, gestão de custos, gestão financeira e gestão de riscos para gestores da área da saúde só aumenta !

A maioria dos gestores da área da saúde continua sendo formada por profissionais de origem assistencial, que não têm estas disciplinas na sua grade de formação ... e como conseguiriam equalizar os custos e as receitas em Unidades de Negócios da área da saúde sem isso ?

 

As práticas de Managed Care, que sabemos estarem evoluindo em uma velocidade menor do que todos gostaríamos, devem seu progresso a esse interesse que esses próprios profissionais passaram a ter para melhorar a rentabilidade das unidades de negócios sob sua responsabilidade.

 

 

 

 

Discutimos os conceitos básicos, os tipos de danos mais comuns que ocorrem na área da saúde, e como todos estes danos acabam tendo implicações financeiras - assim enfatizando a necessidade dos gestores conhecerem um pouco das ferramentas da área financeira e da controladoria para poderem realizar a gestão dos riscos.

 

Ilustrando com diversas situações reais, concluímos que o erro é inerente da complexidade dos controles na área da saúde, formada predominantemente por pequenas empresas aqui no Brasil.

 

E que as fraudes estão presentes em toda a cadeia de valores da saúde, em todas as empresas, por ser um dos segmentos de mercado que mais movimentam dinheiro no mundo.

 

Com números e fatos demonstramos que fraudes e desperdícios, apesar de grandes, são problemas insignificantes em relação aos erros, e que conforme vai aumentando a complexidade dos modelos de remuneração, aumentam proporcionalmente muito ... mas muito mais os erros ... do que desperdícios e fraudes.

 

Onde tem dinheiro sempre tem gente esperta, e quanto maiores as habilidades dos gestores em lidar com controladoria e finanças, melhor a gestão dos riscos dos danos que a gente esperta pode causar. Esta métrica é fundamental especialmente para os gestores das áreas de auditoria: auditores da qualidade e espacialmente os auditores de contas !!

 

 

Quando a gente interage com uma turma de alunos tão participativa como esta, com alunos que trabalham em empresas tão diferentes, e percebe que o entendimento de que existem diversos tipos de relatórios produzidos pelas áreas de controladoria e finanças, apresentando números diferentes sobre o mesmo assunto ... todos eles corretos ... se sente realizado:

Fica a sensação de que Managed Care vai continuar evoluindo no Brasil, adaptado a nossa realidade, que é muito diferente dos EUA e dos países europeus.

 

É sempre muito bom discutir Managed Care com quem é do ramo, dentro das limitações e diferenças econômicas, sociais e culturais de um país gigantesco como o nosso !