Técnicas e práticas para manter a sustentabilidade de empresas na saúde em ambiente de riscos !

 

Enio Jorge Salu – Publicado em 14 de março de 2020

 

Grupo de pessoas sentadas ao redor de uma mesa

Descrição gerada automaticamente

 

Foto com a turma das aulas para a turma de pós em auditoria do Einstein no Rio de ontem e hoje ... convite da Profa. Ellen Bergamasco  !

Na primeira aula (Sustentabilidade Financeira de Empresas do Segmento da Saúde) lembramos dos atores da cadeia de valores, interesses e conflitos, e a principal motivação e fatores de sustentabilidade de cada um.

 

 

 

Foi a base para apresentar as ferramentas da controladoria e da gestão financeira, sempre sob o ponto de vista do gestor das áreas de negócios: menos sobre como se constrói balanço, fluxo de caixa e peças orçamentárias, e mais sobre para que servem.

 

 

Simulando alguns exemplos práticos o grupo foi elencando qual a ferramenta mais adequada caso a caso.

Na segunda aula (Riscos, Fraudes e Sinistros em Empresas de Saúde), começamos revisando terminologia: erro, problema, emergência, urgência, crise, dano, crime, fraude, risco e sinistro.

 

 

Para podermos discutir os principais crimes e fraudes que existem no segmento da saúde, como se formam os gabinetes de crise, e os principais elementos da gestão de riscos.

 

Comentamos sobre as práticas dos auditores e como as mantenedoras e as relações comerciais influenciam a rotina deles.

 

Então finalizamos discutindo os vários tipos de auditorias, e como elas são importantes para mitigar os principais riscos.

Mais uma turma muito boa que o Einstein vai formar ... é sempre muito bom saber que estamos contribuindo para auxiliar a formação de profissionais que têm tudo para assumirem o protagonismo nesta área ... mesmo que seja uma modesta contribuição, é sempre muito bom !!!