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Como CDI’s e RO’s Avaliam a Viabilidade dos Preços dos Exames de Imagem e Métodos Gráficos
0125 – 14/12/2020
Variações de Preços dos Exames é Alta Tanto em Regiões Distantes, Como Dentro de um Mesmo Estado
Referência: Jornada da Gestão em Saúde
Boa parte dos gestores da área da saúde ainda entendem a precificação dos exames em centros de diagnósticos e radiologias odontológicas como algo que não requer muita técnica, porque realizar exames faz parte do rol dos procedimentos “mais padronizáveis” do segmento da saúde:
· É verdade que o processo de realização dos exames dentro da sala de exame varia de forma insignificante quando o serviço adota melhores práticas, protocolos assistenciais universais, controle adequado dos processos;
· Mas não é verdade que o processo que envolve desde o agendamento, até o momento que o serviço recebe pelo serviço prestado é igual ... longe disso;
· Basta pensar que o serviço pode ser isolado, ou estar inserido em um contexto de serviço que embarca outros tipos de procedimentos (terapias, procedimentos ambulatoriais ... até urgências e internações) para entender que isso não é verdade;
· Existem processos de hotelaria, retaguarda administrativa e assistencial, característica dos pacientes que fazem o exame ... e outros ... que podem definir variações significativas no processo assistência-atendimento-administrativo, variando os custos de forma absolutamente significativa.
E existem fatores comerciais, que independem da forma como o exame é realizado, que são tão ou mais importantes do que o custo:
· A velha lei da oferta e da procura é o principal deles;
· A marca, que dá confiança ao médico / dentista solicitante e ao paciente;
· Ações de fidelização;
· E outros que definem a oportunidade dos negócios na saúde, da mesma forma como ocorrem nos demais segmentos de mercado.
(*) Todos os gráficos são partes integrantes do estudo Geografia Econômica da Saúde no Brasil
Para os descrentes nestas premissas basta avaliar o preço médio de um exame bem comum, que nem é realizado por médico ... geralmente um técnico de enfermagem realiza e o médico “lauda”:
· O gráfico ilustra a variação do preço médio em um estado de cada região do Brasil, e a variação do menor para o maior chega a ser o triplo;
· Acredito que todos que avaliem este gráfico se convençam de que o processo de realização deste exame não pode variar tanto a ponto do custo ser o triplo;
· O custo de realização não varia significativamente a ponto de endereçar o triplo do preço, e nem mesmo o custo da retaguarda, a hotelaria ... nada justifica esta variação tão significativa;
· E não depende da forma como calculamos o custo (médio ou unitário) ... o fator custo é extremamente importante na precificação, mas isoladamente não é suficiente.
Você pode escolher o exame que quiser – ao comparar as diferenças de preço médio regionais a diferença estará bem evidente:
· A diferença pode não ser o triplo, como no caso deste exame onde beira 54 %;
· E note que a UF de maior preço médio aqui não é a de maior preço no gráfico do exame anterior ... a de menor preço também não ... ou seja, cada região tem características específicas para cada produto, porque os fatores não são os mesmos em todas as regiões;
· No caso de variações de menor amplitude, como neste exame, o fator custo será mais preponderante na precificação ... mas continuará sendo um dos fatores ... o mais importante para viabilizar o produto, mas nunca o único !
As premissas valem tanto para exames da área médica como para os exames da área odontológica:
· Na verdade, na área odontológica os processos pré e pós exames costumam ser ainda mais diversos dependendo da característica da RO;
· Se é um serviço que só realiza exames ... se realiza somente exames de RX, ou se realiza TC;
· Se está integrado em uma clínica de tratamento odontológico ou multidisciplinar ... se a clínica é grande e compartilha muitos serviços de retaguarda ou não;
· E, é claro, da intensidade do relacionamento da RO com os serviços odontológicos que prescrevem os exames ... um fator comercial mais significativo na RO do que nos CDIs da área da medicina ... somente quem atua na odontologia tem a dimensão disso.
É evidente que existem casos específicos em uma mesma região onde a variação de preços é pequena:
· Se “mergulhar na investigação das razões” sempre chegará à conclusão de que a concorrência pode ser grande, ou a marca dos serviços não é muito forte, ou os serviços em sua maioria são de uma mesma mantenedora, ou até podem existir ali condições que favoreçam uma espécie de “cartel” ... todas razões comerciais;
· O ator para entrar neste mercado estima o custo, compara com o preço praticado neste mercado específico, e então avalia se vale a pena investir ou não em função das condições comerciais.
O custo é a essência da análise da viabilidade de atuar no mercado:
· Mas existe mercado para carros populares, carros de luxo ... existe mercado para “roupas da 25 de Março de São Paulo”, “roupas de marca”, “roupas feitas por encomenda” ... tem mercado para qualquer tipo de produto;
· O CDI ou RO pode extrapolar seus custos agregando fatores de marketing, hotelaria, de acolhimento, de conveniência ... de acordo com a “clientela” que deseja atingir;
· E, como demonstra o gráfico, vender o exame por mais que o dobro da média, ou quase 4 vezes o preço mínimo, porque existem fontes pagadoras que pagam mais ou menos, dependendo do que querem os seus clientes (o tipo de beneficiário do seu plano de saúde);
· O exame do CDI e da RO é um produto como outro qualquer quando analisado com esta visão.
E nem comentamos aqui a questão da precificação entre exames com pouca variação no processo de realização:
· A diferença de preços de exames muito parecidos, que são realizados em larga escala, por muitos serviços;
· Por exemplo: avaliando o gráfico de preço médio destes exames, o processo (roteiro de produção e insumos) jamais justificaria diferença de preços “na casa dos” 34 %.
Este tipo de caso reforça ainda mais o conceito de que o fator custo é fundamental na precificação:
· Mas é um dos fatores ... e não o único !
· E remete a necessidade indiscutível de que o cálculo do custo seja feito através de uma metodologia simples, de domínio do próprio gestor da precificação, para que ele possa fazer simulações de forma ágil (rápida);
· O mercado não espera ... e nem existe a necessidade de se aplicar conceitos contábeis avançados e complexos para garantir “precisão do cálculo na segunda casa após a vírgula” !