![]() |
![]() |
||
O Desafio de Capacitar Profissionais na Área da Saúde
0248 – 28/12/2021
Referências: Geografia Econômica da Saúde no Brasil e Jornada da Gestão em Saúde no Brasil
Escolas não dão conta de Formar e Capacitar para as Profissões Existentes – Na Saúde Não é Diferente !
(*) todos os gráficos e tabelas são partes integrantes do material didático dos Cursos Escepti e do Estudo Geografia Econômica da Saúde no Brasil
Pela minha atividade de consultoria também fora da área da saúde é comum interagir com pessoas que não tem a menor noção do que é o segmento:
· Mesmo na própria área da saúde, pouca gente tem a dimensão da variedade de profissões que estão permanentemente engajadas na missão de cuidar de pacientes, gerir planos de saúde e secretarias de saúde, fabricar insumos ...
· Mesmo eu ... a cada dia descubro, que por mais que aprenda com o tempo, jamais vou chegar perto de entender a plenitude do que é a área, os sistemas de financiamento ...
Para ilustrar ... os gráficos:
· O da esquerda demonstra que somente no CNES temos mais de 4 milhões e meio de postos de trabalho na área da saúde;
· No CNES, somente os postos de trabalho nas empresas que se obrigam a cadastrar seu time no CNES ... por exemplo: empresas fabricantes de insumos, prestadores de serviços terceirizados e mais uma infinidade de outras não estão lá;
· O segmento é gigante ... seguramente algo perto de 10 % da população total do Brasil “milita” na área da saúde diretamente;
· Se considerarmos somente os que trabalham (excluindo idosos e crianças), quem sabe 20 % ? ... se considerarmos os que estão envolvidos também de forma indireta, quantos seriam ?
· O da direita ilustra a proporção de famílias de profissões (não as profissões ... as famílias) específicas da área da saúde (por exemplo: médico, enfermeiro ...), e as outras que são profissões que não são exclusivas da área da saúde (por exemplo: administrador, engenheiro ...);
· As famílias de profissões específicas da área da saúde são apenas 37 do total de 477 !!! ... a área da saúde “emprega todo o tipo” de profissão !
Se analisamos os grupos (grupos de famílias):
· Vemos que os menores beiram 30.000 postos de trabalho !
· Os maiores (médicos e enfermeiros) passam de 1 milhão e duzentos mil ... cada um deles !!
· Lembrando ... isso é só o que está no CNES !!!
Eternamente indignado:
· Ah se o governo (todas as instâncias de governo) enxergasse a saúde como segmento da economia que gera riqueza, e não como obrigação que gera custo !
· Não seríamos dependentes de médicos formados no exterior, de insumos fabricados no exterior;
· Ao contrário ... estaríamos exportando, além de oferecer para a população uma assistência melhor !!
· Se ao invés de politizar a utilização de uma vacina produzida em um instituto brasileiro no Brasil, um dos mais reconhecidos no mundo – diga-se de passagem, entendesse que poderíamos estar exportando e trazendo riqueza para o Brasil por muitos anos ... porque já “caiu a ficha” de que tomar esta vacina vai fazer parte da nossa rotina !!!
· Será que vou viver para ver isso mudar ?
· Será que algum dia “o poder” vai estar nas mãos de alguém que tenha visão progressista da saúde ? Infelizmente nosso histórico das últimas décadas não corrobora com esta tendência !!!!
É cômico quando vemos representantes da indústria, de seguros, de comércio “pirotecnando” na mídia que seu segmento é o que mais emprega no Brasil:
· Quem trabalha em uma indústria de medicamentos, de equipamentos hospitalares, de materiais assistenciais ... trabalha na indústria ou na saúde ?
· Quem compra e vende ... distribui medicamentos, materiais assistenciais, nutrição especial ... trabalha no comércio ou na saúde ?
· Quem trabalha em operadora de planos de saúde, corretoras de planos de saúde, administradora de benefícios ... trabalha na área de serviços ou na área da saúde ?
· Quem é empregado ou empreendedor em empresas de lavanderia, segurança, transportes, e tem como cliente principal, ou importante, hospital, clinica, CDIs, consultórios ... trabalha na área de serviços ou na área da saúde ?
De vez em quando aparece “um sindicalista” contabilizando a quantidade de profissionais que trabalham na área da saúde com médicos, enfermeiros ... do seu sindicato e similares ... nem cogita citar a infinidade de empregos que estão associadas a um posto de médico, dentista, enfermeiro, como farmacêuticos, nutricionistas, preparadores físicos ... é ou não é mesmo cômico ?
Somente profissões do grupo Enfermagem:
· São 25 no CNES ... 25 especializações diferentes;
· Somente neste universo, veja quantas pessoas estudaram ... “ralaram” ... e se especializaram ... para dar assistência de qualidade aos pacientes ... curar doentes, auxiliar em partos ...
Esta área, particularmente, “tem tradição” de manter em hospitais a área de “Educação Continuada”:
· Uma área de constante atualização técnica da enfermagem, porque a medicina evolui rapidamente;
· A técnica hoje é muito diferente da de ontem ... o insumo utilizado hoje é muito diferente do de ontem ... e hoje muito diferente de amanhã, porque as evoluções são cada vez mais “disruptivas”;
· E este tipo de profissional “prima” por não querer colocar o paciente em risco ... nem se colocar em risco ... passam toda a sua vida aprendendo ... aprimorando sua capacitação ... quem nunca “cheirou” um ambiente hospitalar por algum tempo nem desconfia disso.
Este é o desafio da área da saúde:
· Capacitar aquele mundo de profissões ... 1.368 profissões diferentes ... para estarem atualizados na área da saúde;
· E não há escola que acompanhe isso.
Um pouco antes da virada do século, bem mais jovem, assisti uma palestra inesquecível ... embora tenha esquecido o nome do palestrante !!!!! ... que sumiu, diga-se de passagem:
· Ele apresentou uma visão da IBM (a Big Blue) de que estávamos formando estudantes para profissões que nem haviam sido descobertas ainda, e que as empresas mais evoluídas eram as que estavam prontas para trocar seu produto mais lucrativo porque está à beira da obsolescência;
· É claro que chamou a atenção ... a ponto de lembrar aqui ... mais de 20 anos depois !
Como poderia estar sendo formada uma pessoa para uma profissão que não existe ?
· Ele apresentou um quadro de profissões da época, que não existiam 10 anos antes ... e a tendência de que nos anos seguintes o tempo 20 anos diminuiria ! ... “matou a cobra e mostrou o pau”: algumas dezenas de profissões importantes do quadro não existiam 10 anos antes ... algumas 5 anos antes !!
· É verdade ... se observarmos em 2021 as profissões que existem, boa parte delas não existiam em 2010, quando, por exemplo, nem usávamos redes sociais de forma tão profissional como hoje !
· Não existia “motorista de Uber”, “aplicativos para compra de comidas” ... e não existiam todas as profissões necessárias para que o aplicativo funcione, para receber as corridas e repassar para o motorista, para qualificar e desqualificar motoristas, para cadastrar e montar cardápios de fornecedores de comida diferentes ...
· Com a saúde é a mesma coisa ... vá a uma operadora de planos de saúde hoje, liste todas as profissões e analise se todas existiam há 10 anos atrás ... faça o mesmo em um hospital ... em um fabricante de insumo para a área da saúde ...
· É fácil entender ... não existia certificação da qualidade na área da saúde na época da palestra dele ... quantas profissões surgiram em função delas ? ... naquela época auditoria de contas era “debutante”, não existiam nem mesmo administradoras de benefícios !!
· Que tipo de empresa na área da saúde existirá daqui a 5 anos, e está neste momento sendo “prototipada” em incubadoras, ou sendo desenhada na cabeça de empreendedores e investidores que pensam “fora da caixinha” ?
· Estamos ensinando hoje coisas para muita gente que vai atuar em profissão que ainda nem existe !!
Como pode a empresa “abrir mão” do seu “produto carro chefe” como disse o palestrante ?
· A própria empresa que patrocinou a palestra dele, era uma empresa de TI ... hoje não é mais !
· E naquela época nem ele, nem ninguém que assistiu a palestra dele imaginava isso !!
· Seu “produto carro chefe da época” foi vendido para uma empresa chinesa !!!
· E era uma das empresas mais lucrativas do mundo, com produtos reconhecidos como “sonho de consumo” de pessoas e empresas !!!!
Este é o maior desafio das escolas:
· Os cursos tradicionais (medicina, direito, administração, matemática ...) deste momento foram estruturados para uma realidade que já mudou ... e vão mudar mais ainda durante o curso;
· É claro que o “núcleo do conhecimento da disciplina” se mantém ... mas vivemos um momento histórico em que a prática “de qualquer coisa que se imagine” não tem como se manter a mesma durante 5 anos de curso;
· No passado 5 anos era “uma eternidade” no mercado de trabalho ... hoje “é nada”;
· Se ela (a escola) não estiver com um pé na prática, o aluno sai com um diploma que não serve para ingressar na profissão;
· Vai qualificar uma pessoa para ser estagiário e aprender na empresa aquilo que a escola não conseguiu captar a tempo de lhe passar antes do final do curso !
Por isso a grande necessidade dos profissionais estarem buscando cursos de especialização, com mais foco em práticas:
· Nem são as escolas que incentivam as pessoas a se atualizarem em “cursos de especialização” ... as próprias pessoas sentem que necessitam disso;
· A empresa que ele trabalha está ensinando o que ele deve saber para trabalhar naquela empresa ... que pode ser muito diferente do que se deve saber para trabalhar nas outras ... se ele não se atualizar no que existe realmente “fora do seu aquário” e perder o emprego, tem uma enorme dificuldade em conseguir outro similar;
· A evolução é muito rápida e implacável ... se parar, “perde o trem” ... fica atrasado.
Há uns anos atrás (“senta que lá vem história”) quando passava em frente a uma sala de pós-graduação a maioria absoluta dos alunos era jovem:
· Até via pessoas de idade estudando além da graduação ... mas poucos, e geralmente fazendo mestrados, doutorados ... investindo na especialização para a carreira acadêmica !
· Atualmente não é raro dar aula para grupos de pessoas da minha idade ... isso é muito legal ... ver pessoas investindo em si mesmas – e quantas vezes não dei aulas para pessoas que possuem mais cursos de especialização do que eu !!!
· O que lhes interessa: conhecer o que está acontecendo na prática no mercado da saúde ... nos hospitais, operadoras, secretarias de saúde, fornecedores e de insumos ... como eles se posicionam, o que os motiva para estarem no mercado da saúde ... aquilo que não tem nos livros de administração, marketing, planejamento ... todos livros absolutamente necessários para dar base na organização do conhecimento !
Tem sido um privilégio poder atuar em consultoria e treinamento ao mesmo tempo:
· Por um lado dá a oportunidade de “compartilhar” o que aprendo nos projetos para alunos que não têm a oportunidade de saber o que acontece “fora do seu quadrado”;
· Por outro lado, dá a oportunidade de, ao interagir com profissionais em um ambiente “desencanado de competição”, desenvolver mais o tema, porque eles não têm paradigmas em sala de aula ... estão livres da eventual “pressão do cargo do outro”, da “vontade” da mantenedora, da “censura” do superior hierárquico;
· Por isso sempre agradeço imensamente @s coordenador@s de cursos de pós-graduação que me convidam para dar aula;
· Este ano quantas vezes não agradeci em posts a Faculdade Einstein, Senac, várias Fundações de Ensino na área da saúde ... pela oportunidade de ministrar aulas em turmas de pós ?
· Convivendo com professores doutores que ministram aulas de impecável qualidade científica / acadêmica ... fundamentais para que os alunos tenham uma formação sólida, embasada nas melhores práticas de absorção de conhecimento teórico, que foram fundamentais para a minha formação – não estaria aqui escrevendo se não tivesse tido aulas com estes profissionais na minha formação ! ... pude contribuir com experiências práticas atuais “no mesmo palco que eles” ... é muito gratificante !!!
· E quantas vezes agradeci às empresas que contrataram cursos da minha empresa para que pudesse contribuir passando a experiência para seus funcionários do que existe no mercado diferente do que elas praticam ? ... operadoras, hospitais, fornecedores de insumos ...
E a pandemia mudou completamente o cenário do ensino:
· Somente em 2021, em cursos de curta e média duração abertos pela minha empresa, em cursos “in company”, em aulas EAD e semi presenciais em escolas ... foram quase 1.000 alunos;
· Jamais imaginei que pudesse ter esta honra e esta confiança depositada na minha pessoa por parte da coordenação de turmas de pós de escolas de ilibada reputação, do RH / Desenvolvimento / e até CEO de empresas que me contrataram para os “in company” ... e até de ex-alunos que se inscreveram nos cursos da minha empresa, em particular nas turmas de mentoria;
· Nem imagino que isso possa se repetir nos próximos anos ... gostaria muito que isso acontecesse ... mas é querer demais !
A maioria das turmas de pós-graduação deste ano foram semipresenciais ... algo que não existia antes e no início da pandemia:
· Deram a opção ao aluno de estar presente ou assistir parte das aulas pela Internet;
· Para mim isso foi o maior avanço da educação que tive a oportunidade de presenciar !
· Quantos alunos não perdiam aulas por alguma dificuldade de locomoção / transporte antes disso ?
· Quantas mães e pais não deixaram de assistir uma aula porque o filho estava doente, e de forma remota puderam “comparecer” ?
Em turmas de pós é sabido que existem alunos que “querem aprender”, outros que “querem o certificado”, e outros que “querem o networking”:
· Nos 3 casos, a possibilidade de cumprir parte da carga horária à distância “só agrega” !!
· Quem quer /gosta / prefere estar na sala o tempo todo, pode;
· Quem necessita de flexibilização para cumprir parte da carga horária à distância, pode !!!
· Quem “trabalhava” para conseguir “atestados para abonar faltas”, teve sua vida simplificada ... e também simplificou o trabalho da coordenação do curso em fazer este tipo de controle !!!
O que mais estou aprendendo com isso é que a “Educação Continuada da Enfermagem” que tive contato quando entrei na área da saúde há décadas, parece que “contaminou completamente” as outras áreas da saúde:
· Vivencio a preocupação de profissionais de profissões que eu nem conheço direito em se aprimorar em gestão de receitas, de contratos, de auditoria, de custos, de faturamento ...;
· Me dou conta que estou falando sobre “técnicas do Lean” com uma turma que não tem um único profissional formado em gestão de processos ... área de exatas ... somente médicos, enfermeiros ...
· Talvez, mesmo sem ter parado para pensar nisso, CEOs, diretores, gerentes, coordenadores ... estão melhorando a capacitação do seu time para assumir cargos e funções que ele ainda nem sabe que vai definir nos próximos anos ... são estas capacitações que poderão ser determinantes para que ele pense nisso !
Quando vejo a quantidade de profissionais que tive a honra de poder auxiliar na formação, alguns que escalaram a carreira chegando talvez onde nem imaginavam que chegariam ... dá uma “sensação de dever cumprido que não tem tamanho” !
· Porque “é meio que obrigação” de quem teve a oportunidade de aprender algo na área da saúde, repassar este conhecimento / experiência para outros;
· Não faz mal que alguns “cabulem aula”, usem o seu “direito de faltar” em uma aula para assistir um jogo ou ir para uma balada ... percam ali algum tempo de aula se distraindo em redes sociais no celular ... desliguem a câmera nos EADs para “dar uma fugidinha rápida” ... não façam a leitura de material, não façam exercícios ...
· Não tem importância ... quem se acostumou a dar aulas entende que “pode ser” diretor, superintendente, gerente, supervisor ... pode ser o que for ... quando entra em uma sala de aula, mesmo que virtual, “vira aluno” ... e é do DNA do aluno querer dar uma “rasteira no prof.” ... faz parte !
· Recomendo que todo profissional mais experiente jamais perca a oportunidade de compartilhar seu conhecimento em aulas ... se a gente consegue contribuir, mesmo que um pouco, com a formação deles, de uma forma ou de outra isso será benéfico para quem interessa ... quem necessita de acesso à saúde !
A gente não “deixa de sentir o friozinho na barriga” quando começa um curso e ainda não sabe com quem está lidando ... como será a participação deles ... se vão gostar da forma e conteúdo ... se a encomenda era o que eles realmente desejavam / necessitavam:
· Tem turma onde reina o silêncio;
· Tem turma em que não deixam você falar de tanta participação ... é difícil cumprir o programa da disciplina ...
· Cada caso é um caso ... todos desafiadores e “pedagógicos para o instrutor”.
O importante disso tudo é entender a complexidade do trabalho das áreas de RH / Desenvolvimento Humano das empresas na área da saúde:
· Maior no SUS do que na Saúde Suplementar;
· Veja no gráfico que demonstra, da quantidade de profissionais de formação na área da saúde, proporcionalmente quantos estão no SUS e quantos estão na Saúde Suplementar !
A diversidade de profissionais que necessitam se capacitar / desenvolver / atualizar nos faz refletir que fazer isso neste segmento de mercado é algo muito desafiador;
· O desafio de selecionar profissionais para trabalhar em empresas do segmento é grande ... mas o de manter o time atualizado é imensamente maior;
· Priorizar as áreas / equipes que mais necessitam de atualização ... avaliar as atualizações que trarão maior custo-benefício para o momento que a empresa vive ... em meio à tanta diversidade ... exige “sangue, suor e lágrimas” !
· Convidar alguém ou alguma empresa para dar um curso ... a preocupação com a responsabilidade de que algo possa dar errado porque conhece “seu eleitorado” ... e projetam reações, consequências, se acontecer isso, se acontecer aquilo !
· E é claro, no meio deste ambiente tecnicamente já complexo, ainda “driblar” articulações e interesses que existem em qualquer tipo de empresa ... porque o orçamento para o cenário do melhor programa de atualização / capacitação jamais foi e nunca será o ideal !!
Uma classe de profissionais predominantemente formados em administração de empresas:
· Como o gráfico demonstra, desproporcional em relação à necessidade de gestão de pessoas no SUS e na Saúde Suplementar – pela quantidade de profissionais do SUS, demanda mais do que os que existem;
· E também como o gráfico demonstra, a proporção de quase 80 vezes mais profissionais da área entre a UF de maior frequência em relação a UF de menor frequência ... sinalização clara de que a gestão de pessoas ainda é extremamente carente em algumas regiões do Brasil !
Quando a gente lida com infinitos profissionais de profissões diferentes eventualmente ... em uma consultoria ... em um curso ... é uma coisa ... mas profissional de RH / Desenvolvimento Humano da empresa que lida com a “pressão deles” o tempo todo ... meu Deus ! ... que desafio !
É importante finalizar enaltecendo as pessoas que investem na sua formação:
· Porque são cada vez menos os profissionais que têm a oportunidade de trabalhar em empresas que patrocinam o desenvolvimento dos seus colaboradores;
· Trocar “a mais gostosa, sagrada e cara pizza de toda a sexta”, uma balada, uma viagem, um presente para @ filh@ ou namorid@ ... pelo investimento em um curso de aperfeiçoamento não é uma decisão fácil !
· Não se deve abrir mão totalmente da qualidade de vida ... mas para estar preparado para assumir uma profissão que a gente nem sabe que vai existir ainda ... não sobra muita escolha !!
· Especialmente para os que fazem isso e já não são mais “jovenzinhos” ... e podem nem estar tão preocupados assim com o próximo emprego: enaltecer ainda mais !!!
Conheça os cursos da Jornada da Gestão em Saúde www.jgs.net.br !
Conheça o estudo Geografia Econômica da Saúde no Brasil, e os seminários temáticos www.gesb.net.br !
Informações adicionais contato@escepti.com.br !
Sobre o autor Enio Jorge Salu
Histórico Acadêmico
· Formado em Tecnologia da Informação pela UNESP – Universidade do Estado de São Paulo
· Pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde pela USP – Universidade de São Paulo
· Especializações em Administração Hospitalar, Epidemiologia Hospitalar e Economia e Custos em Saúde pela FGV – Fundação Getúlio Vargas
· Professor em Turmas de Pós-graduação na Faculdade Albert Einstein, Fundação Getúlio Vargas, FIA/USP, FUNDACE-FUNPEC/USP, Centro Universitário São Camilo, SENAC, CEEN/PUC-GO e Impacta
· Coordenador Adjunto do Curso de Pós-graduação em Administração Hospitalar da Fundação Unimed
Histórico Profissional
· CEO da Escepti Consultoria e Treinamento
· Pesquisador Associado e Membro do Comitê Assessor do GVSaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da EAESP da Fundação Getúlio Vargas
· Membro Efetivo da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares
· CIO do Hospital Sírio Libanês, Diretor Comercial e de Saúde Suplementar do InCor/Fundação Zerbini, e Superintendente da Furukawa
· Diretor no Conselho de Administração da ASSESPRO-SP – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação
· Membro do Comitê Assessor do CATI (Congresso Anual de Tecnologia da Informação) do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas
· Associado NCMA – National Contract Management Association
· Associado SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde
· Autor de 12 livros pela Editora Manole, Editora Atheneu / FGV e Edições Própria
· Gerente de mais de 200 projetos em operadoras de planos de saúde, hospitais, clínicas, centros de diagnósticos, secretarias de saúde e empresas fornecedoras de produtos e serviços para a área da saúde e outros segmentos de mercado