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LPM II (o Retorno): cada Unimed aferindo o resultado prático da teoria
0346 – 01/08/2023
Ref.: Cursos Profissionalizantes em Gestão da Saúde, Geografia Econômica da Saúde no Brasil e Jornada da Gestão em Saúde no Brasil
LPM é ótima ou péssima dependendo do cenário de cada singular. E os cenários diferentes dificultam os benchmarkings !
(*) todos os gráficos e ilustrações são partes integrantes do Estudo Geografia Econômica da Saúde no Brasil e do material didático do Programa Cursos Profissionalizantes em Gestão da Saúde, dos cursos da Jornada da Gestão em Saúde e da Escepti
Os gráficos demonstram o perfil da sinistralidade de uma singular:
· Consideram apenas diárias, medicamentos e nutrição, e materiais;
· Estes, os 3 componentes da sinistralidade estiveram “na mesa” na implantação da LPM no ano passado;
· A pergunta era: quanto devo aumentar minha diária para compensar a redução de mat/med/nut ?
A pergunta “rondou a cabeça” das singulares porque elas estão entre “a cruz e a espada” ... explicando para quem não tem intimidade com o mercado:
· Para as que tem rede própria significativa, a “sinistralidade pesada” são as contas de energia elétrica, de água, os salários dos funcionários;
· Para quem não tem rede própria significativa, a sinistralidade “pesada” são as contas apresentadas pelos serviços de saúde, em especial dos hospitais, uma vez que as internações costumam representar ~50 % de tudo, e não tem coparticipação para amenizar “o golpe” ... e pelas características destas contas, estas foram o foco da LPM;
· Para quem tem rede “meia muçarela meia calabresa” ... a maioria das médias e grandes ... um misto destes 2 cenários completamente diferentes ... um “turbilhão de emoções” !
Mesmo para quem tem rede própria significativa, o intercâmbio é uma fonte de receita importante ... em muitos casos: importantíssima:
· Então ... mesmo se não estiver diretamente relacionada com o custo ... o perfil da sinistralidade nos intercâmbios não pode se desequilibrar ... senão a rentabilidade acaba virando prejuízo;
· Então a pergunta quanto de aumento nas diárias para compensar a redução de mat/med/nut permeou 100 % da vida das singulares antes de novembro de 2022 !
É meu amig@ ! ... quem não é do ramo não sabe ... gerir uma singular não é coisa simples !
Estes gráficos demonstram a realidade de uma singular com rede própria não significativa ... que compra muito de rede credenciada ... especialmente na alta complexidade:
· O da esquerda, o perfil antes da LPM;
· O da direita, depois da LPM;
· Bem diferente não é verdade ? ... não deu para perceber direito ? ... então ...
· ... este gráfico junta os dois anteriores e insere linhas de tendências.
Agora ficou muito mais claro ? ... estou certo que sim !
A LPM “dividiu a história das Unimeds” em antes e depois de novembro de 2022 !
· A ideia foi desindexar o valor do mat/med/nut do CMED ANVISA (Brasindice) e da SIMPRO ...
· ... inserindo um tabelamento de preços próprio da Unimed;
· Evidentemente um tabelamento rígido para os intercâmbios, mas não obrigatório para compra dos serviços credenciados ... porque existem singulares que dominam a geografia econômica da região que atuam ... outras não !
Estes gráficos fantásticos demonstram “o estrago” da LPM no perfil desta singular.
O da esquerda comparando março de 2022 com outubro de 2022:
· O único evento significativo na precificação da saúde suplementar neste período foi o “aumento oficial” do preço dos medicamentos ... 10,89 %;
· Neste período de 7 meses o perfil quase não se modificou quando analisamos cada um dos componentes !
O da direita entre outubro de 2022 e novembro de 2022:
· Neste período de apenas 1 mês (1 dia na verdade), na média, a precificação elevou as diárias ... praticamente de manteve em materiais ... e reduziu em medicamentos;
· E o perfil mudou significativamente !
· Veja que somente em diárias um aumento de mais de 6 % ... que não coincidiu com o “timming” da maioria dos contratos entre operadoras de serviços de saúde ... o reajuste “inflacionário anual” ficou para ser discutido depois !!
Se “pegarmos” estes 3 pontos de corte (março de 2022, outubro de 2022 e novembro de 2022) e construirmos um gráfico ...
· Fica bem evidente o acréscimo no empenho em diárias e taxas ...
· ... a redução em medicamentos ...
· ... e “quase nada” em materiais.
O objetivo de desindexar mat/med/nut foi alcançado ... a implantação da LPM, sob o ponto de vista de mudança de perfil, foi um sucesso:
· A questão agora ... o dia seguinte ... a “parte 2 da trilogia” ... é avaliar se esta mudança foi benéfica ou não ... que é outra coisa !
· Trilogia ? ... sim ... temos mais um evento um pouco mais para frente ... reavaliar o impacto após o aumento oficial dos medicamentos de 2023, e negociar o reajuste de preços do contrato com todos os seus componentes ... mas vamos deixar isso para daqui a mais alguns meses !!
A complexidade das relações comerciais na área da saúde não é para ser tratada por amadores:
· Entre a fonte pagadora e o médico tratando paciente em um serviço de saúde existe “um mundo” de instâncias e interesses ... pessoas e instituições com interesses e objetivos sociais diversos;
· E vamos combinar que estas instâncias e interesses são ainda mais complexas no sistema Unimed, especialmente nas singulares, onde o médico não é só médico ...
· ... é cooperado, ou seja, o dono da fonte pagadora ...
· ... é, certas vezes, dono de um parceiro de negócios da operadora ... ou dos serviços de saúde credenciados pela operadora ... dono ou “o próprio”, diga-se de passagem ...
É ... como tudo no sistema Unimed: sempre o cenário mais complexo dentro da complexidade da gestão comercial da saúde suplementar regulada pela ANS ... um exercício constante de aprimoramento na prática da gestão !
Não canso de dizer que sou privilegiado ... que Deus me dá a oportunidade de ver de perto algumas nuances do mercado real em projetos de consultoria ... que vejo ... não que alguém me conta:
· O primeiro gráfico representa uma realidade ... a que foi descrita nos gráficos anteriores ... o já conhecido;
· O do meio representa o perfil de um contrato de um prestador de serviço com a Unimed ... a visão de quem presta o serviço e não é Unimed;
· O da direita ... de outra singular;
· Os três fantasticamente diferentes, demonstrando como o tema LPM é cheio de nuances que são definidas de acordo com a geografia econômica de cada instituição.
A rentabilidade não está diretamente relacionada a nenhuma destas linhas:
· Os gráficos se referem a valores ... não a volumes;
· Em uma situação uma proporção de diária maior significa apenas que o volume cresceu ... não que o preço foi o fator que fez a linha “se distanciar cima ou para baixo” da linha do mat/med/nut;
· E tratar pacientes não é fabricar carros ... cada paciente-doença tem uma ficha de consumo-preço diferente ...
· ... e, especialmente em hospitais, onde os procedimentos são de maior complexidade e custo-preço ... não se tratam proporcionalmente as mesmas doenças todos os meses ... a sazonalidade do volume dos procedimentos do mesmo tipo é a regra, não a exceção !
Estes gráficos ilustram que depois do trabalhão que foi “jogar uma âncora no futuro” precificando com base no passado tem um risco implícito de um novo tabelamento de preços ...
· ... alertam que é um risco que precisa ser gerenciado periodicamente ... inseriu um novo gerenciamento aos que já existiam antes ... e alterou a análise de alguns riscos que já eram gerenciados;
· Bem ... já passados alguns meses vimos que o perfil mudou, como era desejado ... como foi o objetivo ...
· ... agora é saber se esta mudança de perfil está rentabilizando ou inviabilizando a operadora !
Da mesma forma que os serviços de saúde, especialmente hospitais, estão fazendo em relação a sua receita na contratualização com a Unimed:
· Porque a regra da LPM é mandatória entre Unimeds ... nos intercâmbios;
· Mas não é mandatória entre Unimed e terceiros ... e vamos lembrar ... reforçar ... que a Unimed tem particularidades em relação ao que podemos chamar de terceiros, pelo fato de ser uma instituição de propriedade dos médicos cooperados !
O sistema Unimed tem um diferencial competitivo importantíssimo em relação às demais operadoras:
· As singulares ... auxiliadas pelas federações ... pela confederação ... e por outras instituições do sistema ...
· ... têm a chance de desenvolver benchmarkings ... porque não competem umas com as outras;
· A Unimed de “Xiririca da Serra” não vende plano de saúde em “Sertão do Amanhã” ... é diferente das medicinas de grupo, seguradoras, a até filantrópicas que brigam tanto pelo mercado de Xiririca como do Sertão “com a faca nos dentes”.
Mas neste assunto, mesmo que quiserem trocar informações, como os fatores que predominam na formação dos preços e do perfil da sinistralidade é a geografia econômica da região, a troca de informações não ajuda muito !
Já a troca conhecimento sobre métodos de análise sim ... são informações interessantes ... benchmarking de processo de análise de impacto da LPM é muito bem-vindo para as singulares ...
· ... mas concluir que “X %” a mais no aumento das diárias e “Y %” a menos em mat/med/nut é a base para todas ...
· ... qual é o ponto de equilíbrio que define este “X” e este “Y” para todas as singulares ... isso não dá para fazer;
· Cada uma tem como desafio chegar ao mais preciso X e Y da sua realidade ... da sua geografia econômica !
Cada uma vai chegar ao seu X e Y, analisando a evolução periodicamente ... na verdade, incorporando esta análise mês a mês ... na rotina ... se não fizer isso, corre um “risco danado” da LPM se tornar o “pesadelo” da sua rentabilidade !
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Sobre o autor Enio Jorge Salu
CEO da Escepti Consultoria e Treinamento
Histórico Acadêmico
· Formado em Tecnologia da Informação pela UNESP – Universidade do Estado de São Paulo
· Pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde pela USP – Universidade de São Paulo
· Especializações em Administração Hospitalar, Epidemiologia Hospitalar e Economia e Custos em Saúde pela FGV – Fundação Getúlio Vargas
· Professor em Turmas de Pós-graduação na Faculdade Albert Einstein, Fundação Getúlio Vargas, FIA/USP, FUNDACE-FUNPEC/USP, Centro Universitário São Camilo, SENAC, CEEN/PUC-GO e Impacta
· Coordenador Adjunto do Curso de Pós-graduação em Administração Hospitalar da Fundação Unimed
Histórico Profissional
· Pesquisador Associado e Membro do Comitê Assessor do GVSaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da EAESP da Fundação Getúlio Vargas
· Membro Efetivo da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares
· CIO do Hospital Sírio Libanês, Diretor Comercial e de Saúde Suplementar do InCor/Fundação Zerbini, e Superintendente da Furukawa
· Diretor no Conselho de Administração da ASSESPRO-SP – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação
· Membro do Comitê Assessor do CATI (Congresso Anual de Tecnologia da Informação) do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas
· Associado NCMA – National Contract Management Association
· Associado SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde
· Autor de 12 livros pela Editora Manole, Editora Atheneu / FGV e Edições Própria
· Gerente de mais de 200 projetos em operadoras de planos de saúde, hospitais, clínicas, centros de diagnósticos, secretarias de saúde e empresas fornecedoras de produtos e serviços para a área da saúde e outros segmentos de mercado