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Administradoras de Benefícios Sinalizam que Cliente quer Pizza com Catchup

0363 – 20/10/2023

Ref.: Cursos Profissionalizantes em Gestão da Saúde, Geografia Econômica da Saúde no Brasil e Jornada da Gestão em Saúde no Brasil

Crise na Saúde Suplementar ... é crise ? ... para quem ?

 

 

(*) todos os gráficos e ilustrações são partes integrantes do Estudo Geografia Econômica da Saúde no Brasil e do material didático do Programa Cursos Profissionalizantes em Gestão da Saúde, dos cursos da Jornada da Gestão em Saúde e da Escepti

Tem gente que acha que pessoas que colocam catchup na pizza cometem sacrilégio !

Para ser sincero: ou é caso de mau gosto ... ou de “mal gosto” ... ou a pizza deve ser muito ruim, então manda um catchup para pelo menos passar por um hot dog ... mas vou morrer respeitando o direito das outras pessoas terem o paladar que desejam, comendo o que lhe apetece sem se importar com a opinião dos outros !

Ontem tive a oportunidade de estar no terceiro encontro com os times de relacionamento com o mercado da EMS ... uma grande honra que não deixo de declarar a cada encontro ... e o eixo temático foi a crise na saúde suplementar regulada.

Não é de agora que o cenário atual esteja se desenhando:

·        O gráfico demonstra que há décadas o volume de empresas reguladas pela ANS tem reduzido;

·        Como o fundamento da palavra “crise” é algo inesperado ... não previsto ... já é errado, e muito errado, chamar a situação atual da saúde suplementar regulada pela ANS de crise, porque era algo completamente previsível;

·        O que é previsível, chamamos de risco ... e fazemos gestão de risco para mitigar os danos ...

·        ... diferente da crise, que não tínhamos ideia do que poderia acontecer, e portanto não podíamos planejar ações de contenção de danos.

O gráfico “quebra” a narrativa de pessoas que afirmam que a pandemia quebrou as operadoras:

·        Muito antes de 2019 a linha de tendência de já estava com tendência de queda ... na verdade todos os indicadores da saúde suplementar eram bem claros em relação ao futuro ...

·        Na verdade, na pandemia a linha até que se atenuou um pouquinho, porque vamos lembrar que 2020 foi o ano dos sonhos de qualquer operadora de planos de saúde, não é verdade ?

·        Se fosse crise, este indicador e os outros teriam curvas bruscas ... não têm !

O que a pizza com catchup tem a vem com isso ?

 

 

Se o cliente do plano de saúde estivesse contente com o sabor da pizza ... se estivesse satisfeito com o produto que consome ... o volume de pizzarias tradicionais estaria aumentando:

·        As barras e linha azul demonstram que o número de “pizzarias” que vendem planos médico-odontológicos tem caído ano a ano;

·        Até mesmo o produto que ainda tem mais mercado ... o de “pizzarias” que vendem planos exclusivamente odontológicos, representado pelas barras e linha laranja também está caindo ... primeiro porque o produto tradicional, plano odontológico, ainda não caiu no gosto dos fregueses, e segundo porque as operadoras que vendem planos médico-odontológicos estão abocanhando maior fatia do mercado a cada ano, impingindo uma concorrência bem difícil delas enfrentarem ... mais ou menos assim: enquanto uma só pode vender pizza doce e salgada, a outra só pode vender doce, se é que me entende !

 

 

Porque na prática o que está acontecendo é que o volume de novas pizzarias tem sido menor do que o volume de pizzarias que fecham as portas:

·        Por isso as barras e linhas que calculam quantas existem no mercado, do gráfico anterior, apresenta queda;

·        O fato é que todas continuam vendendo pizzas que, na média, não agradam o paladar do cliente !

Isso é muito evidente no mercado de planos de saúde, comparado com outros mercados:

·        Tenho certeza que você tem reclamações da sua operadora de telefonia / internet ... mas também tenho certeza que reconhece que o produto evoluiu, e evolui ano a ano;

·        Mesmo que você “não seja do meu tempo” ... do tempo em que a gente escutava o barulhinho do modem quando ia fazer uma transmissão de dados ... quando ficava horas para baixar um filme ... quando era impensável “falar” pela Internet ...

·        ... mesmo que você não seja da época “da ficha no orelhão” ...

·        ... reconhece que o produto que está sendo entregue está cada vez melhor !

Não é isso que acontece com planos de saúde:

·        A cada dia maiores restrições ...

·        ... a cada dia menor chance de escolha ...

·        ... a cada dia mais tempo para agendar uma simples consulta ... um simples exame !

Enquanto:

·        Operadoras de planos de saúde regram a sua liberdade de trilhar pelo sistema de saúde escolhendo o melhor médico, o melhor laboratório, o melhor hospital ... escolhendo o que é bom para voce, segundo a opinião dela ...

·        ... operadoras de telefonia entregam pizza com catchup para os clientes, não se importando se isso é sacrilégio ou não !

·        Enquanto operadoras de planos de saúde vão na linha da alimentação vegana faz bem ... as operadoras de telefonia vão na linha “do que não mata engorda” !

Por isso temos cerca de apenas um a cada 4 brasileiros com plano de saúde ... mas 249 milhões de celulares ... ou 364 milhões de celulares e computadores pessoais !

 

 

Na saúde suplementar regulada pela ANS apenas um tipo de instituição está se adaptando ao mercado ... as administradoras de benefícios:

·        Experimentam um aumento vertiginoso de volume de instituições na última década !

·        Na maioria absoluta dos casos, porque entregam para quem não quer pizza de muçarela simples, a de muçarela com catchup, mostarda ... shoyu ... até com chimichurri se ele quiser;

·        Estão fazendo isso com maestria personalizando os planos das empresas contratantes ... que compõem o maior contingente de beneficiários da saúde suplementar regulada pela ANS (+ de 80 % do mercado).

 E não fazem nada de ilegal, imoral ou antiético, é bom que se diga ... afinal ... pizza com catchup faz tão bem ou tão mal para a saúde como a pizza sem catchup.

A rigidez com que as operadoras têm definido seu modelo de negócios é a própria rejeição dos seus clientes ... as administradoras percebendo a oportunidade de mercado, desenham planos muito mais agradáveis ao paladar dos clientes.

 

 

A pandemia acelerou sim a relação entre o crescimento das administradoras de benefícios e as operadoras de planos de saúde:

·        O final do ano de 2021, o ano 2022, e o primeiro semestre de 2023 foram cruéis para quem não admite que alguém ponha catchup na pizza que serve;

·        Neste período de apenas 3 anos e meio, enquanto as administradoras de benefícios crescerem em volume quase 10 %, todos os demais tipos de operadoras reduziram de volume de instituições.

A oportunidade de discutir com o time de relacionamento com o mercado da EMS no eixo temático “Crise na Saúde Suplementar” foi muito gratificante:

·        É crise ? ... não é ! ... era previsto !

·        Se as empresas não se prepararam para o risco ... se não planejaram a gestão do risco e narram a situação como crise: é crise para quem ? ... para operadoras desavisadas sim ! ... para administradoras de benefícios, “definitivamente não” !

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Sobre o autor Enio Jorge Salu

CEO da Escepti Consultoria e Treinamento

Histórico Acadêmico

·  Formado em Tecnologia da Informação pela UNESP – Universidade do Estado de São Paulo

·  Pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde pela USP – Universidade de São Paulo

·  Especializações em Administração Hospitalar, Epidemiologia Hospitalar e Economia e Custos em Saúde pela FGV – Fundação Getúlio Vargas

·  Professor em Turmas de Pós-graduação na Faculdade Albert Einstein, Fundação Getúlio Vargas, FIA/USP, FUNDACE-FUNPEC/USP, Centro Universitário São Camilo, SENAC, CEEN/PUC-GO e Impacta

·  Coordenador Adjunto do Curso de Pós-graduação em Administração Hospitalar da Fundação Unimed

Histórico Profissional

·  Pesquisador Associado e Membro do Comitê Assessor do GVSaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da EAESP da Fundação Getúlio Vargas

·  Membro Efetivo da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

·  CIO do Hospital Sírio Libanês, Diretor Comercial e de Saúde Suplementar do InCor/Fundação Zerbini, e Superintendente da Furukawa

·  Diretor no Conselho de Administração da ASSESPRO-SP – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação

·  Membro do Comitê Assessor do CATI (Congresso Anual de Tecnologia da Informação) do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas

·  Associado NCMA – National Contract Management Association

·  Associado SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde

·  Autor de 12 livros pela Editora Manole, Editora Atheneu / FGV e Edições Própria

·  Gerente de mais de 200 projetos em operadoras de planos de saúde, hospitais, clínicas, centros de diagnósticos, secretarias de saúde e empresas fornecedoras de produtos e serviços para a área da saúde e outros segmentos de mercado