Boletim    noticia.net.br Conteúdo para Gestores da Área da Saúde
 

 

 


Pesquisa da Newsweek Sinaliza a Real Qualidade Hospitalar Brasileira

0366 – 06/11/2023

Ref.: Cursos Profissionalizantes em Gestão da Saúde, Geografia Econômica da Saúde no Brasil e Jornada da Gestão em Saúde no Brasil

Gestão dos Hospitais Brasileiros não se Resumem às Mazelas que a Mídia e as Redes Sociais expõem

 

(*) todos os gráficos e ilustrações são partes integrantes do Estudo Geografia Econômica da Saúde no Brasil e do material didático do Programa Cursos Profissionalizantes em Gestão da Saúde, dos cursos da Jornada da Gestão em Saúde e da Escepti

Na semana passada tive a honra de ministrar a primeira aula temática em mais uma turma de pós-graduação da Faculdade Einstein que está iniciando ... sempre orgulhoso pelo convite feito pela Profa. Glauce Roseane de Almeida Brito ... muito obrigado !

O eixo temático foi “Panorama da Saúde no Brasil” ... das várias nuances do que discutimos, escolhi escrever aqui sobre um deles: o paradoxo que existe no Brasil  ... as dificuldades no financiamento do SUS e a “crise” das operadoras de planos de saúde de um lado, e do outro a lista da Revista Newsweek que ranqueia diversos hospitais brasileiros entre os melhores do mundo !

Desde criancinha escuto dizer que o Brasil é o país dos contrates (é fato) e do futuro (este futuro não chega nunca !) ... mas se tem uma coisa que contrasta na “Terra do Pau Brasil” é o nível de qualidade dos hospitais ... temos aqui o céu e o inferno.

Vou fazer uso da pesquisa publicada pela Newsweek que ranqueia os melhores hospitais do mundo por especialidade:

·        Não pretendo aqui questionar critérios adotados;

·        Não pretendo aqui dizer que um hospital é melhor que o outro porque está melhor no ranking;

·        Não pretendo aqui tentar entender porque alguns hospitais que são referências, brasileiros ou não, não estão nos rankings;

·        Este não é um texto “midiático” ... não é um texto “investigativo” ... muito menos um texto “questionante” ... se estiver com esta expectativa, melhor não perder tempo lendo.

Gostaria de, utilizando a pesquisa, principalmente quebrar a mania que existe no Brasil de só falar coisas ruins sobre a área da saúde ... em especial sobre os hospitais:

·        A gente é “bombardeado”  com milhares ... milhões ... de notícias negativas na mídia, e em postagens nas redes sociais, sempre “humilhando” o setor da saúde;

·        Raramente ... mas muito raramente mesmo ... enaltecendo algo acontece de bom aqui ... e tem muita coisa boa que acontece ... não é pouca: é muita ...

·        ... nunca enaltecendo que temos uma das melhores medicinas do mundo ... e alguns dos melhores hospitais do mundo !

Para quem quer aparecer ... ganhar um minuto de fama ... mostrar uma falha e comentar: “nossa” que horror ! ... é a prática no Brasil:

·        É assim “que se ganha audiência” no Brasil ...

·        ... “desconstruindo” o outro, mesmo quando não existe fundamento para isso;

·        Se quiser falar coisas boas, vai ser ouvido por “meia dúzia de gatos pingados” ... elogiar no Brasil é baixa certa na audiência !

·        Este texto, em uma rede social, vai gerar “uma merreca de visualizações” ... alguns “likes” ... se estivesse aqui relatando uma falha, mesmo do melhor hospital do mundo, “viralizaria” !!

Isso posto, a chamada da pesquisa na figura ilustra que entre os melhores hospitais especializados do mundo ... nos rankings por especialidades ... entre mais de 300 hospitais da maioria do “mundo considerado democrático” ... aparecem nada menos que 27 hospitais brasileiros ! ... os que estão na figura !!!

Mais do que motivo de orgulho para quem, como eu, investiu a carreira profissional na gestão da saúde ... deixando de atuar na área de tecnologia, após ter feito minha primeira pós em Administração Hospitalar na USP !

Um país que tem algo em torno de 8.500 hospitais ... ter 27 em rankings de melhores do mundo ... não pode generalizar as mazelas que ocorrem na rotina de uma das atividades de maior risco que existem, como se todos os hospitais “fossem um lixo”, como fazem a maioria absoluta dos veículos de imprensa, e quase a totalidade dos que se intitulam “influenciadores” em redes sociais ... os “desconstrutores da vida alheia” que comentam as coisas sem o menor senso de justiça !!

Muito pelo contrário !! ... tem muito país “que se acha” ... que se intitula “o rei da cocada preta” da saúde ... que neste ranking não figura uma única vez !!!

 

 

Em absolutamente todas as especialidades elencadas pela revista tem hospital brasileiro no ranking !

O gráfico demonstra a quantidade de figurações de hospitais brasileiros nos rankings por especialidade.

Novamente comentando ... em relação ao que estamos colocando aqui em discussão:

·        Não importa qual o critério que fez um hospital brasileiro figurar na posição 30, ao invés da 20, da 50 ... da 1ª ...

·        ... não importa se o Hospital Xpto Brasileiro não aparece na pesquisa, ou porque a Newsweek (e/ou o instituto que operacionaliza a pesquisa) nem sabe que ele existe e não o abordou ... ou se ele não quis participar da pesquisa ... ou se não deu tempo para ele enviar documentação ou informações para uma ou outra especialidade ... ou para todas ...

·        ... nada disso importa nesta discussão.

O que importa aqui é que, dentro de determinados parâmetros de classificação, hospitais brasileiros estão presentes em todas as especialidades estudadas ... privados e públicos ... e isso é motivo de muito orgulho !

 

 

E se não fica muito claro com quantidades do gráfico anterior:

·        Este gráfico calcula o % de participação da quantidade de figurações dos hospitais brasileiros em relação a quantidade total de figurações ... por exemplo ...

·        ... temos no Brasil, segundo a pesquisa, 6 % dos melhores hospitais do mundo ranqueados em gastroenterologia ...

·        ... 5,6 % em pediatria ...

·        ... 4,7 % em neurocirurgia.

Para quem não percebeu “a ficha caindo ainda” ...

·        ... os menores indicadores brasileiros deste gráfico, sinalizam que a cada 100 melhores hospitais “no mundo” temos pelo menos ~2 no Brasil !

·        Significa, pelo menos, que não “desassistimos” com baixa qualidade quem necessita de internação em qualquer das especialidades elencadas !

·        Seria melhor se fosse 50 %, 60 % do total ... é claro que seria ... mas isso não acontece em especialidade nenhuma, com país nenhum ... mesmo com o país que “capitaneia” a pesquisa !!

E graças a Deus, diga-se de passagem:

·        Porque se algum país do mundo detivesse alguma espécie de “monopólio de qualidade” sobre uma especialidade ... sobre alguma coisa em saúde ... pior para o mundo !

·        Melhor para o mundo se esta qualidade está permeada ... pulverizada ... pelos 4 cantos do mundo !!

·        Facilitando o acesso para quem necessita, e não privilegiando ... restringindo ... uma pequena parcela da população mundial em detrimento da maioria !!!

 

 

Um resumo de todos os rankings demonstra os primeiros 5 de cada ranking, e a posição dos brasileiros em cada ranking:

·        Com todo o respeito ... para uma pesquisa feita por revista nos EUA, é meio que evidente que os primeiros ranqueados sejam, em sua maioria absoluta, os norte-americanos !

·        É claro que existem vieses na classificação, na metodologia, na abordagem dos hospitais, na pesquisa de informações disponíveis em bases de dados públicas ... claro que devem existir “um monte” de vieses;

·        Mas olhando com o olhar mais respeitoso que se possa ter ... é um ranking que não se limitou a um grupo pequeno de hospitais apenas para eventualmente favorecer “hospitais ianques” ... isso é fato demonstrado pelos próprios rankings publicados, é só verificar as listas completas de cada ranking !

·        Por isso não estamos aqui questionando se o Hospital XPTO deveria estar na posição 1 ou 2, 10 ou 20 ... ou por que o Hospital XPTO não figura na lista ...

·        O foco aqui é,  com todos os vieses que possam ter a pesquisa ... que possam favorecer EUA ... que possam desfavorecer “nações mais fechadas” ...

·        ... estamos lá com 27 “hospitais brazucas” diferentes !!

É isso que estamos colocando em foco aqui !!!

 

 

Se pegarmos as cidades representadas pelos hospitais do ranking, temos 372 ...

·        ... de quase todos os continentes ... só não tem da África ... e olha que eu atuei profissionalmente em um hospital em solo africano que não deve nada para entrar em um ou outro ranking ... a gente não pode deixar de lado a questão de como os hospitais foram abordados na pesquisa ... de como eles mesmos se interessaram ...

·        ... evidentemente tem hospitais “alinhados ao oeste Europeu”, mas não os “alinhados do leste Europeu” ... é uma pesquisa americana ! ...

·        ... evidentemente não tem hospitais do centro asiático ... é uma pesquisa americana !!

Mas, para o nosso foco de discussão aqui, 372 cidades de quase todos os continentes é “uma amostra de respeito” ... isso é indiscutível !

 

 

Enaltecer a presença dos hospitais brasileiros, com todos os vieses que puderem ter a pesquisa, é indiscutível:

·        Entre os nossos 27 hospitais, temos 73 figurações nos rankings;

·        Mesmo sem questionar a ausência de hospitais que poderiam ... ou deveriam ... estar nos rankings ... é algo absolutamente significativo.

Mesmo os mais pessimistas ... os maiores “fofoqueiros” ... os maiores “especialistas em desconstrução da reputação alheia” ... não têm como retrucar: temos aqui no Brasil uma medicina muito avançada ... e excelentes hospitais ... de nível assistencial mundialmente reconhecidos !

 

 

No geral, quase 4 % dos melhores hospitais do mundo, segundo a pesquisa, são brasileiros !!!

·        Não temos aqui somente hospitais que desassistem a população como a mídia e as redes sociais martelam a cabeça das pessoas, mostrando apenas eventos adversos ... parte dos eventos envergonham sim ... mas raramente (ou nunca) citar o que temos de bom, é “pura covardia”;

·        Não temos aqui ausência de especialidades que obriguem a população “a pegar um avião” e fazer cirurgias “no velho mundo” ou “nos states”.

Muito pelo contrário:

·        Temos aqui uma medicina que promove um turismo da saúde importante para algumas cidades do Brasil !

·        Uma pesquisa antiga feita pela Folha com hospitais com o Einstein, o Sírio e o Oswaldo Cruz, demonstrou que 5 % dos hóspedes em hotéis de luxo na cidade de São Paulo estão aqui em busca de tratamento médico ... pena que a Folha não fez novamente esta pesquisa !!

·        Levantamentos apresentados nos últimos encontros temáticos de Turismo na Saúde sinalizam que 3,5 % de todos os turistas que vêm ao Brasil, vêm para São Paulo para tratamento de saúde !! ... de todos os turistas !!!

·        E eu particularmente tenho a impressão que este cenário é maior ... não tenho números confiáveis para demonstrar minha percepção, mas em relação aos 5 % de hóspedes em hotéis de luxo na cidade de São Paulo, certamente é pouco ...

·        ... estive em uma daquelas “salas de espera” de acompanhantes de pacientes que estão em centro cirúrgico de um desses hospitais há menos de 3 meses ... aguardando o final da cirurgia de uma pessoa próxima ...

·        ... bem ... acho que somente eu sabia falar português naquela sala enquanto estive por lá ... as pessoas que estavam lá no período que fiquei não conversavam “em Português” ! ... fala sério !!

Temos hospitais ruins sim ...

·        ... verdadeiros “açougues” quando tomamos contato profissionalmente com indicadores assistenciais ... ou com a ausência deles, o que é bem pior ...

·        ... verdadeiros “times de Rugby” quando vemos como a equipe acolhe seus pacientes ! ... como trata os acompanhantes dos pacientes ...

·        Temos instituições que se notabilizaram por episódios de corrupção em aquisições ... superfaturamento ... “dedos de silicone” para marcar o ponto de “médicos funcionários públicos”  ... descaso com a população ... é claro que temos “inferninhos” disfarçados de hospitais aqui no Brasil ... disfarçados de pronto socorro, de ambulatório ...

·        ... tanto na área pública como na área privada, é bom que se diga;

·        Mas jamais podemos generalizar ! ... não é certo !! ... não é justo !!!

Quando a gente fala isso, as pessoas não acreditam ... olham como se, pelo fato de ter o título de administrador hospitalar, a gente está exagerando ... “protegendo a classe”.

Precisa de uma pesquisa lá da Newsweek da “Nave Mãe” para que as pessoas não duvidem da gente, não é verdade ?

A pesquisa demonstra que, se temos “açougues sanitários”, também temos profissionais reconhecidos mundialmente em cirurgia de reconstrução ... em cardiologia ... em ortopedia ... em neurocirurgia ... que atuam em hospitais que possibilitam que estes profissionais possam realizar seus procedimentos com qualidade e segurança !

Hospitais reconhecidos mundialmente pelas revistas especializadas mais respeitadas do mundo que “ninguém fora da área científica lê” ... e também por revistas como a Newsweek que não é exatamente o veículo mais reconhecido pela comunidade científica para publicar este tipo de pesquisa ... mas que muita gente lê !!

 

 

O gráfico ilustra a quantidade de vezes que alguns dos 27 hospitais figuram nos rankings ... como o objetivo aqui não é comparar um com o outro, o gráfico está sem rótulo de quantidade de figurações.

Gostaria de encerrar para citar uma outra grande injustiça que é cometida com hospitais aqui no Brasil:

·        A retórica ... a narrativa ... a mania de enaltecer a área privada da saúde e detonar a área pública, e a filantrópica / benemerente ... as “bocas malditas” que colocam todos os hospitais públicos, filantrópicos e benemerentes como os maiores “arqui-inimigos” dos “super-heróis da moralidade” !

·        “Privado é bom e público é lixo” ... como estas afirmações sem base deixa profissionais da área chateados ! ... voce pode não fazer ideia do quanto ... pesquise quantos profissionais trabalham nestes hospitais para entender a quantidade de pessoas idôneas que se sentem mal ao serem classificadas como “lixeiros” !! ... com todo o respeito que  devemos ter com a profissão de lixeiro, é bom que se diga !!!

·        Benemerência, Filantropia é tudo “pilantropia’, só tem ladrão e aproveitador, e a qualidade é um lixo  ... como estas afirmações infundadas revolta profissionais da área ! ... voce pode não fazer ideia disso também ! ... pesquise quantos profissionais trabalham em benemerentes e filantrópicos ... Santas Casas, Sociedades Beneficentes ... para entender a quantidade de pessoas idôneas que se sentem mal ao serem classificados como “pilantras” !!!

Pelo gráfico, os hospitais brasileiros que mais figuram nos rankings da pesquisa:

·        Ou é um público (o complexo Hospital das Clínicas da USP - SP) ...

·        ... ou são benemerentes (os demais) !

·        Existem hospitais privados brasileiros nos rankings (ver a figura do ranking completo) que também figuram em mais de um ranking ... mas os mais ranqueados são estes: um público e 5 benemerentes !!

Fico me perguntando sempre por que as pessoas desconstroem instituições sérias ? ... e por tabela as pessoas que trabalham lá, cuidando da saúde de milhões de pessoas ... o que ganham com isso ?

·        Estes hospitais que estão no gráfico ... conheço todos, muito bem ... não posso avaliar a rotina assistencial deles porque minha atividade profissional é, e sempre foi, de retaguarda administrativa e financeira ... de sustentabilidade financeira ... processos ... tecnologia da informação ...

·        ... mas sempre tive acesso aos indicadores assistenciais deles ... excelentes !

·        Profissionalmente atuei em 5 deles ... ainda atuo hoje em vários dos 27 da lista completa ... em um deles atuei durante 12 anos diariamente, diuturnamente ...

·        ... o único deles que nunca atuei profissionalmente, sempre tive relacionamento muito próximo com profissionais dele ... e inclusive “atuei no papel” de paciente nele;

·        São excelentes hospitais ... todos eles !!

Perdi a conta das vezes que:

·        Por exemplo ... presenciei operadoras de planos de saúde não contratarem, ou não utilizarem ao máximo o HC como rede credenciada, direcionando pacientes para um hospital privado, porque o privado tem “uma fachada linda de vidro maravilhosa”, facilidades de hotelaria ... que o HC não tem !

·        Por exemplo ... presenciei eventos de pacientes reclamando que a operadora quer “empurrar” ele para o HC, que tem excelentes indicadores assistenciais, quando ele queria ir para o “Xpto” que é “mais “famoso e luxuoso” ... e que tem indicadores assistenciais “mais baixos que Deus me livre” !

·        Por exemplo ... quantas vezes ouvi de operadoras que não credenciam o Einstein, Sírio, HOC, BP, AC Camargo por serem “muito caros” apesar de se beneficiarem de isenções fiscais !

Quanta bobagem ! ... é a gestão da saúde sendo feita como um “jogo de dados” ... “rodando a roleta” ... o profissionalismo sendo trocado pelo “fofoquismo” ...

·        Nem analisam se “a tal economia” que fez no evento específico valeu a pena ...

·        ... se teve menos eventos adversos ...

·        ... se teve reinternações para refazer o que foi feito no “hospital mais barato” ...

·        ... se no final das contas economizou “no prato”, mas gastou uma fortuna com o “sal de fruta” ... ou pior: com a endoscopia ... se e que me entende !

Sempre fiz questão de elogiar os “credenciadores” do SUS e de operadoras de planos de saúde ... os “gestores de autorização” do SUS e de operadoras ... os “contratualizadores” do SUS e das operadoras ... que avaliam o hospital como hospital, e não como um shopping center ... pela qualidade e não pela “aparência” ... estes realmente entregam para o principal interessado ... o realmente necessitado ... um produto chamado medicina de qualidade !

Quando a gente está em uma sala de aula de turma de pós, como mais esta que tive a oportunidade de ministrar na Faculdade do Einstein, é muito recompensante colocar isso em discussão ... desta forma apresentar o ranking ... explorar isso ... “um dos contrastes do país dos contrastes” que vivemos !

Pode perguntar para qualquer aluno da turma se fiz menção de enaltecer um dos hospitais que estão nos rankings ... se comparei o hospital mantenedor do curso que eu estava dando aula com os demais ... jamais faria isso ! ... mas mostrar que a pesquisa, de uma forma ou de outra, é um indicador de qualidade fiz questão de fazer !

Falar para os gestores que eles precisam se pautar em indicadores, não em achismos ... não em pautas midiáticas ...

·        ... contribuir para a capacitação de cada vez mais gestores na área da saúde ...

·        ... para que a gente tenha cada vez mais hospitais brasileiros nos rankings da Newsweek e seja lá de que revista for !

·        É o que motiva !!

Porque podemos ter os melhores médicos do mundo ...

·        ... pode ser que tenhamos mesmo os melhores dos melhores ...

·        ... não sei avaliar isso ...

·        ... mas sei avaliar que se não tivéssemos bons hospitais aqui, os melhores médicos do mundo iriam praticar a medicina de excelência deles “lá no Tio Sam” ... ou em algum país do “velho mundo” ... se é que me entende também !!

Em tempo: se ficou interessado pela pesquisa, vai uma dica:

·        Além desta sobre os melhores por especialidade, o site da revista remete a outras, e ao site da instituição que desenvolve a pesquisa que eles publicam;

·        Tem uma outra pesquisa que ranqueia os 330 “hospitais mais inteligentes do mundo”;

·        Tem 6 brasileiros na lista !

·        E o melhor ranqueado está na impressionantíssima 37ª colocação !

·        Por mais vieses que possam existir nesta pesquisa também ... por que 37º e não 1º, por que 37º e não 100º ? ... por que não aparece aí o Xiririca da Serra ? ... por que faz parte da lista o Xiririca da Serra ? ... esse critério está certo ?

·        Fala sério: ter 6 na lista, e ter um reconhecido como 37º entre os melhores 330 do mundo ... como diz o Zeca Pagodinho ... é para quem “tem bala na agulha” ... vamos reconhecer !!!

Consultoria  e  Coaching de Carreira  para gestores na área da saúde privada e pública  www.escepti.com.br

Cursos Profissionalizantes em Gestão da Saúde  para gestores da saúde privada e pública     www.cpgs.net.br

Jornada da Gestão em Saúde de cursos abertos e “in company”  www.jgs.net.br

Lista de milhares de profissionais certificados   www.escepti.com.br/certificados

Conteúdo especializado para gestores da área da saúde privada e pública  www.noticia.net.br

Geografia Econômica da Saúde no Brasil, e seminários temáticos  www.gesb.net.br

Modelos para gestão em saúde (livros gratuitos para download)  www.escepti.com.br

Contato  contato@escepti.com.br

 

Sobre o autor Enio Jorge Salu

CEO da Escepti Consultoria e Treinamento

Histórico Acadêmico

·  Formado em Tecnologia da Informação pela UNESP – Universidade do Estado de São Paulo

·  Pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde pela USP – Universidade de São Paulo

·  Especializações em Administração Hospitalar, Epidemiologia Hospitalar e Economia e Custos em Saúde pela FGV – Fundação Getúlio Vargas

·  Professor em Turmas de Pós-graduação na Faculdade Albert Einstein, Fundação Getúlio Vargas, FIA/USP, FUNDACE-FUNPEC/USP, Centro Universitário São Camilo, SENAC, CEEN/PUC-GO e Impacta

·  Coordenador Adjunto do Curso de Pós-graduação em Administração Hospitalar da Fundação Unimed

Histórico Profissional

·  Pesquisador Associado e Membro do Comitê Assessor do GVSaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da EAESP da Fundação Getúlio Vargas

·  Membro Efetivo da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

·  CIO do Hospital Sírio Libanês, Diretor Comercial e de Saúde Suplementar do InCor/Fundação Zerbini, e Superintendente da Furukawa

·  Diretor no Conselho de Administração da ASSESPRO-SP – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação

·  Membro do Comitê Assessor do CATI (Congresso Anual de Tecnologia da Informação) do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas

·  Associado NCMA – National Contract Management Association

·  Associado SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde

·  Autor de 12 livros pela Editora Manole, Editora Atheneu / FGV e Edições Próprias

·  Gerente de mais de 200 projetos em operadoras de planos de saúde, hospitais, clínicas, centros de diagnósticos, secretarias de saúde e empresas fornecedoras de produtos e serviços para a área da saúde e outros segmentos de mercado