Boletim    noticia.net.br Conteúdo para Gestores da Área da Saúde
 

 

 


Os Melhores Hospitais do Mundo e a Administração Hospitalar no Brasil

0400 – 05/10/2024

Ref.: Cursos Profissionalizantes em Gestão da Saúde, Geografia Econômica da Saúde no Brasil e Jornada da Gestão em Saúde no Brasil

Quando algo dá errado na área hospitalar não falta gente pra criticar ! ...mas quando acontece uma coisa boa ...

 

Gráfico

Descrição gerada automaticamente

(*) todos os gráficos e ilustrações são partes integrantes do Estudo Geografia Econômica da Saúde no Brasil e do material didático do Programa Cursos Profissionalizantes em Gestão da Saúde, dos cursos da Jornada da Gestão em Saúde e da Escepti

No último dia 10 tive a honra de ministrar mais uma vez aula de administração hospitalar em turma de pós-graduação do Einstein, que não posso nunca deixar de agradecer para as professoras coordenadoras Profas. Glauce Roseane de Almeida Brito e Deise de Carvalho ... muito obrigado !

Desde que escrevi meu livro de administração hospitalar (dia 27 de setembro fez 12 anos ... o tempo passa!) ... na verdade desde que fiz minha pós em administração hospitalar pela USP (2004 ... o tempo passa muuuiiito rápido), sempre procurava informações que pudessem comparar hospitais brasileiros em relações aos estrangeiros, e sempre foi muito difícil.

Nos últimos anos a divulgação da pesquisa anual por parte da Revista Newsweek tem ajudado bastante. Enquanto estava ministrando esta última aula, mostrando a pesquisa do ano anterior, a pesquisa deste ano estava sendo publicada pela Revista ... graças a Deus os novos rankings não me fizeram mentir em relação ao anterior.

Os hospitais brasileiros mantiveram o destaque da edição anterior:

·         Podem elencar “um zilhão” de vieses na pesquisa ...

·         ... podem reclamar que figura o hospital A e não figura o B, e que isso pode ser o maior absurdo ...

·         ... podem reclamar que o destaque aos hospitais americanos é desproporcional, porque a pesquisa é feita por instituição americana ...

·         ... podem reclamar que não participam da pesquisa hospitais de países “não alinhados” aos Estados Unidos, e que neles também existem bons hospitais ...

·         ... podem falar o que quiser !

O fato é que, mesmo que a pesquisa não satisfizer 100 % do que é descrito no arcabouço de melhores práticas de benchmarking ... mesmo assim ... temos um contingente importante de hospitais brasileiros nela e, se isso não serve para convencer os céticos que “praticamos uma das melhores medicinas do mundo”, pelo menos os “fanáticos de carteirinha” em destruir tudo que existe no Brasil, seja bom ou ruim, têm que admitir o fato que estamos “anos-luz” de distância de sermos os piores, não é verdade ?

Como ilustra a figura:

·         Não temos fonte segura para estimar quantos hospitais existem no mundo;

·         Alguns dos muitos conteúdos que “pescamos” na Internet convergem em estimar que são aproximadamente 300.000 !

·         Considerando esta ordem de grandeza, aproximadamente 2,8 deles estão no Brasil;

·         Figuram no ranking da pesquisa 673 hospitais diferentes ... sendo 22 brasileiros;

·         Ou seja, 3,3 % dos melhores hospitais do mundo estão Brasil ... um % maior do que o % de hospitais brasileiros em relação ao total ... somente isso já “quebraria” o discurso dos “destruidores profissionais de imagem alheia” que constantemente depreciam o nível de qualidade da nossa medicina, e dos nossos hospitais.

Se fossemos “o desastre” que estas pessoas “cantam em verso e prosa”, nem figuraríamos no ranking, mas além de figurarmos, ainda temos um % proporcionalmente maior do que o da relação com os hospitais existentes !

 

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

O ranking é implacável em demonstrar nossa competência em gestão hospitalar:

·         Tem hospital brasileiro nos rankings de todas as especialidades da pesquisa;

·         Em nenhum dos rankings o Brasil figura com % de hospitais em relação ao total menor que 1,6 %;

·         E em vários deles com % acima de 4 %, chegando ao espetacular 5,2 % dos melhores hospitais em pediatria !

Sejam lá quais forem os vieses da pesquisa, ela demonstra que não temos uma medicina “uniespecialidade” ... onde “uma condição específica” nos faz ser bom em alguma coisa:

·         O “equilíbrio’ de figurar em todos os rankings demonstra que temos competência multidisciplinar dentro do nosso próprio território, sem depender de hospitais de outros países;

·         Tanto isso é verdade, que quem “milita” no segmento como eu, já se acostumou com a rotina de ver hospitais brasileiros acolhendo uma infinidade de estrangeiros que saem do seu país e vêm aqui nos nossos hospitais buscar seu tratamento ... sua cura ... seu parto ... seu tratamento estético.

Deus me concedeu a graça de ter atuado profissionalmente em vários destes que estão na lista:

·         Dois deles tenho relacionamento profissional estreitíssimo neste momento;

·         Dois dos que figuram com destaque em vários dos rankings ... uma grande honra !

·         Ninguém me contou que são excelentes hospitais ... não fui “iludido” com campanhas de mídia ... não sou influenciado sobre isso pelas poucas verdades e gigantes mentiras que circulam nas redes sociais ... vivi e vivo este universo ... respiro ele ... sinto o cheiro das unidades de internação ... quem milita no segmento sabe a diferença entre circular em hospitais, ou ver notícias sobre ele, ou ser “guiado” em visitas pela área de marketing deles ... é muito diferente !

Poder justificar através da pesquisa para alunos de turma de pós-graduação que a administração hospitalar no Brasil está bem desenvolvida, além de ser uma grande honra, “envaidece” quem se especializou nisso ... e a justificativa é simples de ser feita:

·         Na odontologia a figura central é o dentista ... na medicina a figura central é o médico ... acredito que não possa existir dúvida sobre isso ... tudo que acontece na medicina é consequência do fato do médico estar instruindo processos de assistência aos pacientes !

·         Mas o médico necessita de toda uma infraestrutura de equipamentos, pessoas, materiais, medicamentos ... para poder praticar a medicina;

·         Não é possível que o médico possa praticar uma medicina de qualidade sem que o “entorno” esteja funcionando bem ... médico pratica medicina, não opera milagres !

Para que o entorno funcione bem, especialmente nos procedimentos de maior complexidade, que ocorrem em hospitais, diversos tipos de profissionais são necessários ... para administrar o hospital, para que haja disponibilidade dos recursos (leitos, salas, equipamentos, pessoas ...) é necessário gerir o hospital ... ter alguém administrando o hospital ... o administrador hospitalar !

Não seria possível existir estes hospitais brasileiros entre os melhores do mundo sem bons médicos ... sem bons enfermeiros ... sem bons engenheiros clínicos ...  nem sem bons administradores ... tão simples quanto isso !

Esta qualidade que temos tanto do “lado” assistencial quanto do lado administrativo dos hospitais é que resultam na inserção de hospitais brasileiros nestes rankings:

 

Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

 

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

 

Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

 

Tela de computador com texto preto sobre fundo branco

Descrição gerada automaticamente

 

Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

Tabela

Descrição gerada automaticamente

 

Evidentemente muitos profissionais que atuam na área da saúde no Brasil podem sentir falta de alguns hospitais brasileiros excelentes que não estão nos rankings:

·         Isso fica por conta dos vieses da pesquisa;

·         Mas poucos, ou ninguém, pode deixar de admitir que estes hospitais brasileiros que estão nos rankings merecem destaque: alguns questionando que o destaque poderia ser maior, outros menor ... mas quem conhece a maioria deles, atuando ou tendo atuado profissionalmente neles, certamente não vai questionar o fato de eles estarem nos rankings.

 

 

Encerro comentando a principal mensagem que costumo passar nos cursos de pós-graduação quando ministro a disciplina administração hospitalar:

·         Cada administrador tem suas virtudes e seus defeitos;

·         Ninguém é perfeito ... o melhor administrador “erra no varejo” ... não há problema algum nisso !

·         Mas nenhum administrador tem o direito de “errar no atacado”, porque sua atividade é fundamental para permitir o acesso das pessoas à saúde !

Um erro que não pode cometer ... que significa errar no atacado ... é não respeitar todos os tipos de profissionais que atuam no ambiente hospitalar:

·         São centenas de tipos de profissionais, de formações e “e cabeças” completamente diferentes;

·         Desde médicos até auxiliares de enfermagem ...

·         ... desde administradores até engenheiros ...

·         ... desde profissionais com doutorado / mestrado, até profissionais de nível médio ...

·         ... todos ... absolutamente todos ... cumprindo papéis diferentes que fazem a diferença entre ter qualidade hospitalar ou não !

Todas ... profissões importantes que, se estiverem bem harmonizadas, cada uma cumprindo seu papel, podem fazer o hospital estar ou não no ranking da Newsweek no ano que vem !

Orgulho de fazer parte deste segmento de mercado no Brasil, tão pouco reconhecido, tão criticado, e de tanta excelência quando comparamos com o que existe no mundo !!

Consultoria  e  Coaching de Carreira  para gestores na área da saúde privada e pública  www.escepti.com.br

Cursos Profissionalizantes em Gestão da Saúde  para gestores da saúde privada e pública     www.cpgs.net.br

Jornada da Gestão em Saúde de cursos abertos e “in company”  www.jgs.net.br

Lista de milhares de profissionais certificados   www.escepti.com.br/certificados

Conteúdo especializado para gestores da área da saúde privada e pública  www.noticia.net.br

Geografia Econômica da Saúde no Brasil, e seminários temáticos  www.gesb.net.br

Modelos para gestão em saúde (livros gratuitos para download)  www.escepti.com.br

Contato  contato@escepti.com.br

 

Sobre o autor Enio Jorge Salu

CEO da Escepti Consultoria e Treinamento

Histórico Acadêmico

·  Formado em Tecnologia da Informação pela UNESP – Universidade do Estado de São Paulo

·  Pós-graduação em Administração de Serviços de Saúde pela USP – Universidade de São Paulo

·  Especializações em Administração Hospitalar, Epidemiologia Hospitalar e Economia e Custos em Saúde pela FGV – Fundação Getúlio Vargas

·  Professor em Turmas de Pós-graduação na Faculdade Albert Einstein, Fundação Getúlio Vargas, FIA/USP, FUNDACE-FUNPEC/USP, Centro Universitário São Camilo, SENAC, CEEN/PUC-GO e Impacta

·  Coordenador Adjunto do Curso de Pós-graduação em Administração Hospitalar da Fundação Unimed

Histórico Profissional

·  Pesquisador Associado e Membro do Comitê Assessor do GVSaúde – Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da EAESP da Fundação Getúlio Vargas

·  Membro Efetivo da Federação Brasileira de Administradores Hospitalares

·  CIO do Hospital Sírio Libanês, Diretor Comercial e de Saúde Suplementar do InCor/Fundação Zerbini, e Superintendente da Furukawa

·  Diretor no Conselho de Administração da ASSESPRO-SP – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação

·  Membro do Comitê Assessor do CATI (Congresso Anual de Tecnologia da Informação) do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Fundação Getúlio Vargas

·  Associado NCMA – National Contract Management Association

·  Associado SBIS – Sociedade Brasileira de Informática em Saúde

·  Autor de 12 livros pela Editora Manole, Editora Atheneu / FGV e Edições Próprias

·  Gerente de mais de 200 projetos em operadoras de planos de saúde, hospitais, clínicas, centros de diagnósticos, secretarias de saúde e empresas fornecedoras de produtos e serviços para a área da saúde e outros segmentos de mercado